Fisioterapia urolÓgica para homens

 

A fisioterapia urológica,  atua no tratamento das disfunções urogenitais e anorretais do sexo masculino,contribuindo para o bem estar físico e social.

 

 

 

 

EM QUE SITUAÇÕES A FISIOTERAPIA UROLÓGICA ATUA?

  • Incontinência Urinaria (Pós prostatectomia radical);
  • Incontinência Fecal;
  • Urgência Miccional;
  • Constipação Intestinal (intestino preso);
  • Disfunções Sexuais – Ejaculação Precoce e Dificuldade de ereção.

 

 

Fisioterapia na IncontinÊncia UrinÁria Masculina

Pacientes que tiveram HPB (Hiperplasia benigna da próstata) e carcinoma da próstata (câncer) e necessitaram realizar a cirurgia de próstata podem ficar com incontinência urinária!!!


A prostatectomia radical é um procedimento importante e o tratamento mais eficaz para a cura de câncer de próstata na fase inicial. No entanto muitos pacientes sofrem de incontinência urinária de moderada a grave durante as primeiras semanas do pós-operatório, e para alguns pacientes a incontinência pode persistir por vários meses e até anos.



Tratamento Fisioterapico

  • Cinesioterapia do Assoalho pélvico: O treinamento funcional do assoalho pélvico é um método de contração específica do assoalho pélvico, com a finalidade de melhorar a eficácia do esfíncter uretral durante os períodos de aumento da pressão intra-abdominal;
  • Diario Miccional;
  • Biofeedback: É uma técnica fisioterapêutica que utiliza um equipamento eletrônico que mostra de maneira contínua e instantânea a contração realizada pelo paciente (normal ou anormal), através de sinais visuais ou auditivos.
  • Eletroestimulação funcional dos músculos do assoalho pélvico com eletrodo endo-anal: Promove contração dos músculos do assoalho pélvico, contribuindo para uma forma de treino de força e resistência muscular, aumentando o número de unidades motoras ativadas e gerando, também, hipertrofia muscular.
  • O tratamento é individualizado e embora seja uma terapia indolor deve ser realizada por um profissional da fisioterapia que obtenha qualificações na área. Já que para se obter bons resultados é necessário ter conhecimentos das especificidades da área urológica.

 

ConsideraÇÕes Finais

·  Para que os resultados da Fisioterapia sejam promissores e bem sucedidos, em longo prazo é necessária a colaboração, a assiduidade, a disciplina e o comprometimento do paciente diante das atividades terapêuticas propostas.
·  Quanto mais precoce for o encaminhamento da (o) paciente para a Fisioterapia, maior será a chance de obter sucesso no tratamento.
·  Atualmente, a Fisioterapia é o primeiro tratamento proposto para a incontinencia urinária leve e moderada, e para aqueles casos de incontinencia urinária grave, que exigem tratamento cirúrgico, a Fisioterapia no pré e pós-operatório inclui-se no processo terapêutico melhorando muito o resultado cirúrgico.
·  Converse com seu médico a respeito da Fisioterapia Uroginecológica ou marque uma avaliação para maiores esclarecimentos e informações.
·  Consulte nossos convênios.

 

O tratamento fisioterápico, deve ser combinado com alterações e modificações do estilo de vida, como a diminuição ou eliminação da cafeína e do fumo, exercícios físicos e treinamento dos músculos perineais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Todos os direitos reservados Fisiocorp - 2021 ®