condicionamento cardio pulmonar

O programa de exercícios atua
* na melhora da capacidade cardíaca, pulmonar e musculoesquelética;
* no controle da pressão arterial; do perfil lipídico (colesterol e triglicérides);
* na tolerância à glicose (relacionado ao diabetes);
* no controle ponderal;
* na saúde mental;
* na imunidade
* no sono.
* Acompanhamento de nutricionista!

As doenças cardíacas e  pulmonares, têm sido responsáveis pelo comprometimento da qualidade de vida, incapacidade funcional e por mortes prematuras. Daí, o grande interesse em medidas preventivas e de reabilitação para os indivíduos portadores destas doenças.

IndicaÇÕes

•  Pós-Infarto Agudo do Miocárdio, Pós Cirurgia de Revascularização Miocárdica ou troca de Válvulas Cardíacas, portadores de Insuficiência Cardíaca, Cardiopatias Congênitas etc;
     •  doenças pulmonares: enfisema, asma, bronquite crônica etc;
     • Indicado para todos aqueles que após avaliação de seu médico, necessitarem de um programa que contemple a melhora de sua capacidade funcional (capacidade física).

Ainda que o ponto central do programa seja o exercício supervisionado e monitorado pelo Fisioterapeuta, com fins terapêuticos, o programa envolve também educação e suporte, com o apoio de nutricionista

Estudos científicos, demonstram que um Programa de reabilitaçáocardiopulmonar associado ao acompanhamento do nutricionista é tao quanto mais importante, como é os medicamentos utilizados.  Portanto, o melhor resultado vem do combo medicações e progama de reabilitaçao-nutriçao.

Nesse cenário, o Fisioterapeuta tem papel fundamental em progamas de reabilitação cardíaca e pulmonar, com função de orientar a prática do exercício físico de forma segura e eficaz.