fisioterapia REUMATOLÓGICA

 

Indicações:
• Artroses 
• Artrites 
• Fibromialgia 
• Osteoporose

• Espondilite anquilosante 
• Gota 
• Entre outras 

 

 

 

A Fisioterapia  Reumatológica  trata as doenças crônico – degenerativas, com objetivo de minimizar dores e incapacidades , evitar e prevenir deformidades, fortalecer e alongar músculos envolvidos, buscando sempre o Bem estar nas atividades funcionais.


Na FISIOCORP, o tratamento fisioterápico na Reumatologia, oferece um opcional muito importante  que auxilia na melhora acentuada dos sinais e sintomas dos Pacientes, prevenindo a evolução da doença e proporcionando melhora da qualidade de vida destes. Estamos falando do papel do nutricionista que acompanha planejando a elaboração dos cardápios. Após a consulta fisioterápica, avaliamos a melhor indicação no caso, para as nossas diversas opções de tratamento. No caso dos quadros reumáticos, podemos citar


- A fisioterapia convencional com eletroterapia,cinesioterapia com exercicios visando o restabelecimento articular e muscular associados a trabalhos propioceptivos.
- A aula de alongamento,relaxamento
- Hidroterapia.
- Hidroginastica.
- Trabalhos em grupo terapeuticos na piscina.
- Treino funcional na reabilitação.


Aspectos Nutricionais nas Doenças Reumatológicas

Por ser doenças que envolvem mecanismos inflamatórios, há ativação do sistema imunológico, inflamação crônica e estresse oxidativo, os quais lesionam articulações, cartilagens e ossos. A Nutrição tradicional ou Funcional pode modular o sistema imunológico, ofertando nutrientes que auxiliem na melhora acentuada dos sinais e os sintomas dos pacientes, prevenindo a evolução da doença e proporcionando melhora da qualidade de vida destes. Por exemplo o funcionamento intestinal inadequado, denominado como disbiose, tem sido proposto pela ciência como um possível agente na manifestação da Artrite Reumatoide. Esse desequilibrio as respostas imunes dos sistemas inato e adaptativo (sistemas de defesa do organismo), resultando no início de uma cascata inflamatória e, se não for controlada, a persistência pode resultar em inflamação crônica e autoimunidade.  Estudo realizado com dieta elementar (refeição composta por alimentos que não precisam ser digeridos) foi tão eficaz quanto o uso de corticoides (anti-inflamatórios).Indivíduos com AR apresentam comprometimento da concentração de antioxidantes devido ao aumento do estresse oxidativo e pela diminuição dos níveis das enzimas antioxidantes. Desta forma, é indicado uma alimentação rica em nutrientes como Vitamina E, Vitamina C, betacaroteno, licopeno, selênio, Coenzima Q10, Ácido lipóico, cujo benefícios clínicos tem sido apontados ao consumo de frutas e vegetais. A falta de vitamina D, em indivíduos geneticamente predispostos, aumenta as chances de desenvolver doenças autoimunes, agravando a sintomatologia da doença. A vitamina D exerce função essencial no sistema de defesa do organismo, gerando efeitos anti-inflamatórios e de autotolerância imunológica.


Segue a lista das patologias nas quais a alimentação adequada trará benefícios:

* ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL (AIJ)
* ARTRITE REUMATOIDE (AR)
* ESCLEROSE SISTÊMICA (ES)
* ESPONDILITE ANQUILOSANTE
* GOTA
* LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO (LES)
* OSTEOARTRITE
* OSTEOPOROSE
* SÍNDROME ANTIFOSFOLÍPIDE (SAF)
* SÍNDROME DE SJÖGREN

 

 

 

 

 

 

 

Todos os direitos reservados Fisiocorp - 2021 ®